versão indefinida Mapa Cultural Itu/SP -

Sobre a plataforma Mapas Cultural Itu/SP

SISTEMA MUNICIPAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS

Sistema de Informações e Indicadores Culturais é o conjunto de instrumentos de coleta, organização, análise e armazenamento de dados – cadastros, diagnósticos, mapeamentos, censos e amostras a respeito da realidade cultural sobre a qual se pretende atuar. Por meio do levantamento dos artistas, produtores, grupos de cultura popular, coletivos, patrimônio material e imaterial, eventos, equipamentos culturais, órgãos públicos e privados e movimentos sociais de cultura é possível planejar e executar com maior precisão programas e projetos culturais.

É parte integrante do Sistema Municipal de Cultura e do Sistema Nacional de Cultura do qual é base para disseminação de informações locais para a base de dados do Ministério da Cultura.

MAPA CULTURAL DE ITU

Tem como proposta ser um retrato do setor cultural do Município, por meio do levantamento, organização e qualificação de dados sobre instituições e entidades, equipamentos, eventos, patrimônio e práticas de gestão. Seus principais objetivos são: • Apoiar a gestão cultural e socializar o acervo de conhecimentos sobre artistas, setores culturais, economia da cultura e políticas culturais do Município; • Implantar e manter atualizado um banco de dados de artistas, produtores, técnicos, grupos artísticos e equipamentos culturais; • Facilitar a pesquisa direta do mercado à produção cultural de Itu; • Sistematizar as informações, constituir e implantar os bancos de dados; • Contribuir para a disseminação de informações sobre o patrimônio cultural Ituano a todos os segmentos da sociedade local, nacional e internacional;

PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que é o MAPA CULTURAL? O Mapa Cultural é uma plataforma digital que permite a comunidade Ituana cadastrar e difundir informações sobre as diversas áreas de cultura no Município. Integra o Sistema Nacional de Cultura – SNC – e permite que os interessados consultem as ofertas culturais de nossa cidade.

2. Para que serve? Esse mecanismo reúne dados sobre a realidade cultural do Município, viabilizando a pesquisa, a divulgação, a busca por informações culturais, a contratação de artistas e serviços de entidades culturais, além de auxiliar no planejamento e na avaliação das políticas culturais do Município. Tendo ainda a função, de identificar agentes, comunidades e entidades, até então excluídas das políticas culturais do município.

3. Por que devo me cadastrar? Para fortalecer e contribuir com o cenário cultural da cidade de Itu, além de obter o reconhecimento de sua atuação na cidade ou pela cidade, ganhando maior visibilidade e potencializando a divulgação do seu talento.

Pode se cadastrar toda e qualquer pessoa física atuante na área cultural e residente em Itu assim como os ituanos que atuam na cultura, mas moram em outras cidades também têm este direito. O cadastro também pode ser feito por pessoas jurídicas legalmente registradas, localizadas e atuantes na área cultural. Além disso, podem ser cadastrados espaços culturais como: teatros, salas de cinema, centros culturais, casas de leitura e escrita, bibliotecas, escolas de arte, locais de interesse turístico, galerias de arte, pontos de exposição e comercialização de produtos e bens culturais, entre outros.

4. Como faço o meu cadastro? Para fazer parte do MAPA CULTURAL, o interessado deve acessar a plataforma oficial e preencher o formulário disponível. Depois disso, a inscrição será avaliada e validada por uma equipe técnica da Secretaria Municipal da Cultura.

5. Como se dará a disseminação das informações? Através do acesso democrático à plataforma do MAPA CULTURAL DE ITU.

v4.5.1.1